veículos

Procura por carros seminovos e usados cai 21,6% na região

Francine Boijink


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Marcelo Oliveira

O primeiro mês deste ano foi marcado pela redução na venda de carros seminovos e usados na região Central do Estado, ao ser feita uma comparação com dezembro de 2021. A retração da comercialização desse tipo de veículos foi de 21,6%, passando de 4.791 para 3.755. Mesma realidade percebida no estado como um todo, com essa diminuição nas negociações fechadas no que se refere a esse tipo de veículos, representando 24,9%. Enquanto que, em dezembro, foram vendidos 85.026, em janeiro, o número era de 63.843. Já em Santa Maria, as vendas também ocorreram em menor número, mas com a porcentagem de queda menor, com o índice de 10,7%. A disparada da taxa de juros é um dos fatores elencados como desencadeadores desse menor número de vendas, acarretando um desequilíbrio no poder de compra do consumidor, assim como o alto valor do preço dos veículos.

De acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, dos 34 municípios da região Central que integram o levantamento, 26 apresentaram uma diminuição nas vendas, dois se mantiveram no mesmo patamar e seis estiveram na contramão do panorama desse cenário de redução, com crescimento nas comercializações. Nesta mesma área de abrangência, enquanto, em dezembro, foram comercializados 4.791 veículos, agora, em janeiro, foram 3.755 veículos. Em relação à porcentagem, o município de Quevedos teve a queda mais significativa, chegando a 60% na relação entre os dois meses, seguido de Pinhal Grande - 58,6%- e de Jari - 54,8%- (veja no quadro).

_ A Selic já vem subindo nos últimos meses. Antes, uma parcela de R$ 1 mil, hoje, o mesmo valor financiado vai dar em torno de R$ 1,2 mil mais ou menos. Isso é uma realidade que não tem previsão de mudar pelo menos durante este ano. É um ano também de instabilidade, tem eleição. É uma série de fatores _ explica Rodrigo Dotto, presidente da Agenciauto RS/Fenauto.

Diminuição nas vendas percebida também ao ser feita uma comparação entre janeiro deste ano com janeiro de 2021, com os índices chegando a -27,3% no Centro do Estado e a 23,9% em Santa Maria. Quanto ao fato da cidade registrar uma queda menor nas vendas em comparação com a média regional, a inovação e as atualizações são apontadas como motivos para esse panorama abaixo da média regional na queda de vendas. Uma elevada retração também foi percebida no que se refere ao carros novos. O fato de não haver mais falta de carros zeros vai dar uma mudada nos carros zeros.

São pelo menos 240 lojas participantes do Liquida Santa Maria

CLIENTES

A retração ou crescimento no número de vendas, conforme, Fernando Sanches, diretor/ sócio-proprietário de uma revendedora de Santa Maria, está relacionado ao trabalho realizado para com os clientes nas lojas. Para ele, o 2022, por ser um ano eleitoral, vai apresentar oportunidades de juros baixos para frente, de incentivo de governo a baixar preço de carros novos.

_ Os carros subiram muito de preço e estão em um valor, praticamente, inviável comprar um carro novo hoje. O seminovo está mais atrativo, mesmo assim os seminovos subiram muito, a tabela FIPE dos seminovos subiram em torno de 30% nesse último ano e eu creio que isso deve ter uma baixa para normalizar e recuperar o poder de compra do consumidor _ explica o diretor/sócio-proprietário.

Como estratégias na busca de comercializações, ligações estão sendo realizadas aos clientes da loja, com alerta para o ótimo momento para a realização dos negócios.

_ A gente está baixando o valor dos carros, está fazendo negociações mais flexíveis e, assim, o consumidor sempre vai estar ganhando. Então, ele tem que vir até nós, fazer esse exercício de ver como fica a parcela, a troca, quanto paga no seu carro. É tudo uma expectativa para a gente atrair o cliente e a gente fechar a melhor negociação, que fique bom para ambos os lados. A gente, hoje, conversa com o cliente, entende qual a necessidade do cliente e o nosso objetivo é suprir essa necessidade _ finaliza Sanches.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo de entrega e regras do Imposto de Renda devem ser anunciados nesta semana Anterior

Prazo de entrega e regras do Imposto de Renda devem ser anunciados nesta semana

Próximo

Liquida Santa Maria tem mais de 240 lojas com ofertas

Economia